Estudo sobre o discurso e presença de uma brasilidade em marcas gráficas de eventos esportivos (2012)

Eduardo Camillo K. Ferreira

orientador

Marcos da Costa Braga


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A pesquisa tem como foco a o discurso da brasilidade em marcas grá cas de eventos esportivos de porte internacional, a partir da análise individual de onze logotipos de eventos nos quais o Brasil concorreu para sediar, como Olimpíadas, Jogos Pan Americanos, Copas do Mundo da FIFA, entre outros. Levantamos a hipótese de que existe por detrás desse tipo de materialização grá ca um código próprio, e portanto, com elementos próprios que se combinam para identi car algo como “brasileiro”, código esse que nasce da exacerbação de idiossincrasias de agentes pioneiros do design nacional nos anos 1960 e 1970, como Aloísio Magalhães, Ruben Martins, Emilie Chamie, entre outros. Ainda assim, observamos que tais idiossincrasias, não dando conta na atualidade de representar de forma unívoca o país (apesar de seu caráter icônico em relação a realidades brasileiras), necessitam de outros elementos de caráter convencional, como por exemplo, no caso mais comum, as cores nacionais.