Prisma. Material de apoio à alfabetização de crianças com dislexia (2015)

Caroline Zambon

orientador

Clice de Toledo Mazzilli


premiação

Prêmio BID_EST Mostra de Estudantes – 6o Encuentro BID De Centros Ibero- americanos DeEnseñanza De Diseño [menção honrosa]

O projeto objetiva compreender como a dislexia influencia no processo de aprendizado e alfabetização das crianças e como o design pode contribuir na elaboração de um novo tipo de material de apoio para essas crianças. Para tanto foi utilizado como base dessa pesquisa livros e artigos provenientes da psicologia e pedagogia, de autores como Capovilla, Braun, Davis e Mendonça, que esclareceram pontos a respeito dos mecanismos da dislexia e como lidar com esse distúrbio. Além disso, entrevistas com disléxicos e pais de crianças com dislexia. O resultado do projeto é um jogo capaz de estimular a criança com dislexia de maneiras diferentes, que desperta se interesse e estimula a praticar os exercícios de alfabetização.